15 outubro, 2006

Em que lugar do mundo um anónimo tem opinião?

Onde a mordaça tem mão de ferro, onde a liberdade é mera aspiração, onde os homens anónimos trabalham com outros, no anonimato, na clandestinidade para salvar um amigo, um povo, que abraça e chama pelo nome! Assim foi em Timor, em Cuba, no Chile, na União Soviética, contra Hitler, na Africa do Sul de Mandela contra o apartheid… Como louvamos esses anónimos combativos e corajosos sempre com uma esperança na alma, uma certeza na acção e um nome na boca! Ou, então, para denunciar um crime, uma perversão …

Anónimos num espaço imparcial é contradição nos termos, paradoxo puro!...

Opinião implica um rosto e um nome por detrás dela, uma vida, uma experiência e uma vontade de a comunicar, de a discutir, de a alterar, de se acalorar no debate, de olhar nos olhos o outro, de lhe espetar o dedo acusador ou reconhecer-lhe a razão que o motiva no debate. E o que é que um anónimo revela num espaço IMPARCIAL? medo, medo de si mesmo, do que pensa, do que quer, do que deseja e, fundamentalmente, medo de ser contradito, porque a mordaça que o outro não tem, que nós não temos, não mata, não humilha, não ofende, mas obriga a pensar, a reconsiderar e a cair na conta da instabilidade das referências que prezamos. Medo da ‘desordem’ ou do vazio que o acossa por detrás de uma opinião diferente. Por isso, «anonima» nestes blogs, fala sem consideração nem responsabilidade! Ou então, ao ‘anonimar’ denúnciam a parcialidade do espaço!

Mas fala porquê? Porque o deixam falar, para que o espaço e a mensagem própria que não passa, se difunda pela própria perversão dela mesmo. Lembram aqueles blogs que apareceram antes das eleições autárquicas?! Lembram…

Esse espaço imparcial que retire a possibilidade de comentar anonimamente e verá, se calhar, muito menos comentários, mas reverterá para si a qualidade de um espaço onde falam homens com e de palavra. Mesmo que ‘asneirem’, porque só nesse confronta se detecta esse valor!

Comentar anonimamente, é como nos concertos de música pimba. São de graça e toda a gente lá vai!

A esses blogs e aos concertos de música pimba, juramos, que já lá fomos a última vez!.

Sem comentários: