17 maio, 2007

Cooperativa Cavada do Povo – Cooperativa de Agricultores de Modo de Produção Biológico do Concelho de Montalegre, CRL


«Os fundamentos da agricultura biológica já vão sendo conhecidos um pouco por todos, uma vez que cada vez mais é um tema que está na berlinda e até os próprios governos lhe dão cada vez mais importância como o comprova o novo Quadro Comunitário de Apoio Europeu, designado por QREN, e que lhe dedica grande parte dos fundos. Aqui os produtos químicos estão excluídos e as culturas fazem-se de um modo em que há um respeito total pela natureza, conseguindo-se produtos de inigualável qualidade, além de muito seguros para a saúde humana, os dois aspectos que cada vez mais preocupam os consumidores de todo o mundo.
O grande mentor desta iniciativa foi Paulo Alexandre Batista Gonçalves, Engenheiro Agrícola de Santo André, [...]»

in Jornal Regional



Aqui está uma medida, uma iniciativa daquelas que fornecem pistas, indiciárias, e é pena que assim seja apenas, para alterar, acelerar a mudança de um «estado de coisas». Não é uma medida revolucionária, peca, a nosso ver, por tardia e limitada, mas ela impõe-se pela coerência que tem com um modo de consumo emergente e pelo «apetite» de qualidade de certos nichos de mercado. E, não esquecer, o nome "Montalegre" vende, e pena é que não se aproveitem os enormes esforços que se fazem para o promover e manter bem alto: limitações por vezes, velhos esquemas de pensar que custam a desmontar. À imagem de "Montalegre" está associada essa ideia de qualidade ambiental do espaço e dos produtos.
Sucesso é o que se deseja para esta novel instituição e para muitos desejáveis imitadores...

Num post anterior havíamos concluído:
«
Em outros lugares há sempre um trabalho à espera de alguém e vão ficando os que resistem aos apelos de outras terras, de outros lugares e afazeres. Mas estas terras, estas técnicas são hoje aqui e nesses lugares a diferença, e o espaço que há que percorrer com outra ambição e outros projectos»



Sem comentários: