12 outubro, 2006

Identidade de Pitões

 

«Montalegre

Presidente da Junta de Pitões paga museu local com o seu salário


O presidente da Junta de Pitões das Júnias, Montalegre, anunciou ontem que vai utilizar o seu salário para pagar à funcionária que assegurará a actividade de um museu que deverá abrir nesta aldeia até Dezembro.
António Ferreirinha referiu que o espaço onde está a ser instalado aquele pólo museológico do Ecomuseu do Barroso albergava, há uns anos, o «Boi do Povo», que tinha funções essencialmente reprodutoras e era partilhado e sustentado por toda a comunidade. As raízes do «Boi do Povo» e as chegas de bois não estão ainda perfeitamente definidas, mas há quem as remeta para as longínquas tradições celtas.
Como os apoios para a instalação deste museu de objectos ligados à vida rural “são escassos”, o autarca resolveu dispor do seu ordenado como presidente da junta para pagar a uma funcionária que abrirá as portas desta unidade aos fins-de-semana.
Os cerca de 3000 euros anuais de ordenados servirão ainda para ajudar na instalação do museu, onde estará reproduzida uma cozinha tipicamente barrosã e serão expostos objectos ligados aos trabalhos agrícolas, como carros de bois, arados, gadanha, roupas tradicionais.
O autarca referiu que o espólio foi doado pela população de Pitões das Júnias, que também assegurou todo o trabalho de recuperação da antiga corte e limpeza dos objectos.
António Ferreirinha referiu ainda que o objectivo do museu é dinamizar e divulgar a aldeia, que é a mais alta de Portugal e que já é procurada regularmente por centenas de visitantes. Segundo o autarca, aquele museu deverá estar em funcionamento até ao final do ano e fará parte de um roteiro da aldeia que incluirá ainda o forno comunitário e o moinho.»

in «O Primeiro de Janeiro»

Sem comentários: