05 setembro, 2005

Muito diferente:

De Z. O. recebemos o seguinte comentário:
Pois é... muito bem fala quem diz o que eu quero ouvir.
É também preciso não esquecer que esse é o mesmo homem acerca de quem anteriormente se dizia aquilo que ninguém quereria ouvir... não sei se me entendem...

--
Posted by Z.O. to SOCIEDADE ANÓNIMA -- coisas de Montalegre e arredores! at 9/04/2005 11:45:37 PM

A coisa não é bem assim, caro Z. O., porquanto não me parece ter assumido no post referente ao «omontalegrense» qualquer juízo de valor relativamente ao seu conteúdo. Sinceramente, nada lá dito é novidade, embora, e é justo reconhecê-lo, essas mesmas coisas sabidas estejam lá ditas com mais acerto e objectividade. A gente da arte tem mais qualidade no dito quando se trata de dizer, qualidade que eu, infelizmente e por deformação profissional, não tenho, o que não quer dizer que se concorde automaticamente com o que lá se diz. E quando concordo, digo-o. No caso de «omontalegrense» e da prosa que o Prof. Carvalho de Moura lá colocou, nada há a dizer, são razões pessoais, suas, valem para si. Não avalio intenções, não concordo nem discordo. Que lá é dita muita coisa, é, e isso é um facto. Não sou eu quem não gosta do que lá é dito, portanto. Agora que dizê-lo é de homem, isso é, por ir contra a ideia formada de que se identificar com um partido significa de imediato prescindir do direito de criticar e de discordar das posições desse mesmo partido.
É esse facto que relevo e me levou a fazer o post que o Z. O. comenta. A riqueza da democracia radica na pluralidade de opiniões que civilizadamente circulam na comunidade. Em Montalegre as opiniões, e a ver pelos blogs que se afirmam de Montalegre, são, na generalidade, expressas de modo civilizado. Isso a mim enche-me de satisfação.

Faça um blog a dizer aquilo que imagina, supõe, eu não querer ouvir, faça-o civilizadamente, e eu anotarei o seu nascimento e colocarei um link. É claro, prometerei e cumprirei visitá-lo regularmente e terei na maior conta aquilo que lá se disser, porque isso, para mim, não será novidade: é o que tenho feito.

1 comentário:

Anónimo disse...

Erro meu. Não queria responder-lhe a si, mas ao "estrok". Se calhar esqueci-me que este não propriamente um forum...
De si, quero dizer que aprecio o tom equilibrado dos seus posts, que não são (e não têm que ser) desprovidos posicionamento político, mas que, pelo menos até agora, não enveredam pelo fácil mal-dizer a que os tempos que correm (campanha eleitoral) são propícios, e não duvido do que afirma no último parágrafo.
Quanto ao desafio(?), sempre lhe digo que não farei um post. Não me sinto com capacidade suficiente para levar a cabo uma "obra" que ultrapasse a falta de qualidade de quase todos os blogs que conheço dedicados(?) a Baroso. Vou contentar-me, se continuar a permiti-lo, a ler o seu e a intervir sempre que sinta necessidade.
Cumprimentos
Z.O.